Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bela Troca

MANIFESTAÇÃO ANTITABACO

Bela troca

A campanha Troque a Nicotina por uma Vitamina recolheu cigarros no sábado, Dia Nacional de Combate ao Fumo

BLUMENAU - Pedestres e motoristas que passaram sábado de manhã pela Praça Dr. Blumenau, no Centro, tiveram a oportunidade de trocar um cigarro por uma maçã, banana ou laranja. A ação fez parte da campanha Troque a Nicotina por uma Vitamina, promovida pelo Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) em parceria com a Escola Adventista de Blumenau. O objetivo do evento era sensibilizar e conscientizar a população dos malefícios do cigarro na data em que se celebrou o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O projeto existe há 10 anos. Este ano, o tema da campanha foi Ambiente 100% Livre de Fumo, Um Direito de Todos.

– Tivemos um resultado positivo. Este é um projeto pontual e simbólico com a distribuição de frutas. Durante todo o ano orientamos sobre os locais onde procurar ajuda – avalia Mauro Medeiros, gerente de apoio ao Comen.

O garçom Sergio Eder Thow é fumante há 24 anos. Sábado, ele recebeu das mãos da voluntária do Comen Ana Lúcia Brandl uma fruta em troca do cigarro, além de material informativo sobre a nicotina. Estudantes das escolas Barão do Rio Branco, Adventista e Celso Ramos também participaram da ação. Durante a distribuição, voluntários vestiram a camiseta da Campanha da RBS, Crack, Nem Pensar. Apresentações culturais também integraram a programação do dia na praça.

Em Camboriú, a data foi lembrada sexta-feira, quando postos de saúde utilizaram palestras, teatros e cartazes como orientação contra o cigarro. O município também planeja implantar o Programa de Combate ao Tabagismo, que já existe em outras cidades do país. Hoje um levantamento do número de fumantes em Camboriú está sendo feito. O programa está previsto para começar em outubro, depois da capacitação de médicos e enfermeiras.

(Foto: Gilmar de Souza)

Sergio Eder Thow entregou o maço e recebeu uma fruta da voluntária Ana Lúcia Brandl


Fonte: Jornal de Santa Catarina (Santa) - 31/08/2009 - N°11719
Link:http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,2636500,13024#

Nenhum comentário: