Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Cuidado com a Leptospirose!!!

Leptospirose

Durante os temporais e inundações, a bactéria leptospira, presente na urina do rato, se espalha nas águas, invade as casas e pode contaminar, através da pele, os que entram em contato com áreas infectadas.



O rato

Considerado o principal transmissor da doença. Os roedores domésticos mais comuns, que levam a leptospirose ao homem, são o rato de telhado (ou de forro, o rattus rattus). A ratazana (aquela de praia ou de esgoto) e o camundongo (o mus musculus).



A bactéria

A bactéria leptospira está presente na urina do rato.



Contágio

A contaminação no homem se dá através da pele - principalmente quando existe alguma lesão ou de mucosas. A longa permanência da pessoa na água favorece a penetração da bactéria pela pele limpa, sem ferimentos. Os locais, onde o contagio acontece, normalmente são beiras de córregos, galerias de esgoto e terrenos baldios.



A doença

Muitas vezes, a leptospirose é confundida com doenças como gripe e, principalmente, hepatite.
Os sintomas são muito parecidos. Apenas um especialista saberá diagnosticar e tratar o problema.
A bactéria pode atingir:
  • rins;
  • fígado;
  • musculatura.


Sintomas

A leptospirose tem inicio súbito. Os sintomas são parecidos com os da gripe. Dor de cabeça, dor muscular, febre alta, mal-estar. Normalmente, quando curada, a doença não deixa seqüelas.
Um sintoma capaz de diferenciar a leptospirose de outras doenças é a insuportável dor na batata da perna. Muitas vezes, o doente não agüenta ficar de pé.
Em alguns casos, o doente pode ter icterícia (cor amarelada da pele). A leptospirose também provoca alterações no volume e na cor da urina, que muitas vezes fica mais escura.



Prevenção
  • Quando entrar em contato com regiões inundadas ou com lama, usar luvas e botas de borracha;
  • Evitar expor ferimentos às águas infectadas de inundações em áreas suscetíveis á bactéria Ficar o menor tempo possível imerso nessas águas e impedir que as crianças nadem ou mergulhem nelas;
  • Desinfetar com cloro (hipoclorito de sódio) os objetos de casa que entraram em contato com a água ou com a lama.

Como desinfectar alimentos e objetos

O cloro mata a bactéria. Se não for possível armazenar os alimentos protegidos da água, o correto a se fazer é eliminá-los. Frutas em geral, carne, leite, verduras, legumes, arroz, feijão, café, manteiga etc devem ser inutilizados. Alimentos enlatados podem ser lavados, desde que não tenha havido contato da comida com a água.

Fonte: http://www.santalucia.com.br/clinica-geral/leptospirose.htm

.

Nenhum comentário: